O Salmo 1 descreve o caminho dos justos e dos perversos, e o que é necessário para ser feliz: O Salmo começa mostrando que a sociedade está dominada por pessoas más, como pecadores, perversos e zombadores. O salmista apresenta o caminho da felicidade e o que não se deve fazer para segui-lo. O salmista mostra que o caminho dos ímpios leva à destruição, enquanto que o caminho dos justos é abençoado por Deus. O salmista diz que a santidade começa com o estudo da Palavra de Deus, e que aqueles que estudam e meditam na instrução de Deus são felizes. O salmista diz que o ideal é que a instrução do Senhor esteja no coração, e que a vida verdadeiramente feliz e santa é experimentada por aqueles que conhecem, meditam e vivem a Palavra de Deus.
Texto Original:
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.